top of page

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Videos

O CHÁ SAGRADO HOASCA

O chá sagrado provém da decocção de duas plantas nativas da região amazônica. O cipó Mariri cujo o nome científico é Banisteriopsis caapi, juntamente com o arbusto Psychotria viridis conhecida como Chacrona. Outros nomes podem ser encontrados para estas duas plantas de poder, devido à diversidade cultural dos povos que delas fazem uso.
O PREPARO

O Cerluz, faz a extração dessas plantas de seus próprios cultivos. O sistema de manejo, e a produção de mudas fornece um ciclo renovável de culturas. Minimizando assim o impacto ambiental da retirada destes vegetais de seu habitat natural.

O preparo do chá é realizado por meio de ritual. A participação neste rito exige cuidados que vão desde a escolha destes participantes, até o grau de zelo pela prática do bem e vigilância  nos pensamentos, de modo que o ambiente de preparo possa proporcionar o equilíbrio e a sacralidade desta comunhão divina. A alimentação e as palavras são selecionadas buscando manter boas vibrações e conexão com a atmosfera de espiritualidade.

Em seguida é escolhido um cipó maduro, ou seja, que esteja pronto para ser utilizado. O “Mariri” é colhido, cortado em pedaços pequenos, lavado com água corrente e batido para melhor extração da seiva. Com a Chacrona faz-se um processo semelhante, as folhas são colhidas, cuidadosamente selecionadas e lavadas.

As duas plantas são dispostas em um tacho em forma de camadas, logo após é adicionado água e levados ao fogo, onde acontece o início do processo de decocção.

 

 

Sessão de Preparo

O Mestre representante do centro é responsável por realizar a “sessão do preparo”, que é o momento onde são cantadas algumas Chamadas, canções de nota longa e firme usando apenas a voz, elas têm o propósito de intensificar a força da preciosa bebida ali preparada, após algumas horas de concentração acontece o apuro do liquido finalizando o processo de produção do chá.

Todo esse trabalho é desenvolvido com harmonia e gratidão à mãe natureza por conceber este veiculo de comunicação espiritual aos que estão em busca da Luz e do equilíbrio.

 

© 2014 por Camila Galvão, Jorge Sepulveda.

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square
bottom of page